sábado, 16 de agosto de 2008

Itaipu pesquisa novos combustíveis


O Brasil e o Paraguai poderão iniciar os primeiros testes de uso do hidrogênio como combustível para veículos no segundo semestre do ano que vem.

As obras começam ainda neste ano e devem ser concluídas até o fim do ano que vem.

“Esse é o combustível do futuro.” Por não ser poluente, observou Marcelo, o hidrogênio poderá ajudar a preservar a natureza e, mesmo que não venha a substituir plenamente as demais opções de combustível, poderá em boa parte ser adotado no mercado de veículos flex.

Em princípio, a expectativa é desenvolver paralelamente à construção da usina, no complexo de Itaipu, quatro protótipos – dois ônibus e dois automóveis elétricos híbridos com células a combustível. Os modelos serão testados simultaneamente pelo Brasil e pelo Paraguai.

A Itaipu pretende converter parcialmente sua frota que conta, no total, com 203 veículos, entre automóveis e caminhonetes.

Além do hidrogênio, o Projeto VE (Veículo Elétrico) já é uma realidade em Itaipu que trabalha em parceria com a Fiat, responsável pelo fornecimento do kit mecânico (carroceria, motor e caixa de câmbio), e a Kraftwerke Oberhasli (KWO), empresa controladora de hidrelétricas suíças que atua no aperfeiçoamento da tecnologia empregada na parte elétrica.

Nenhum comentário: